O universo artístico acompanhou e acompanha o Homem em todas as épocas, transformando a visão de mundo do indivíduo e contribuindo em diversos aspectos do desenvolvimento mental como memória e concentração. Por benefícios como esse, é de relevância a musicalização durante o processo de Educação Infantil. Afinal, com esses primeiros contatos a criança terá um estímulo em áreas do cérebro que não são incentivadas pelas outras linguagens, oral e escrita.
Mas o que é a musicalização? E os benefícios?
A musicalização é o contato com a música, a descoberta de um novo mundo onde a criança desenvolverá a sensibilidade e diversas habilidades que serão um grande benefício para o aprendizado e, consequentemente, para o futuro. Veja só:
– Desenvolvimento cognitivo
– Criatividade
Quando se estimula esse contato, o indivíduo estará presente de um instrumento onde ele poderá enxergar uma nova visão de mundo, fazendo com que ele consiga se expressar e lidar com as diversas possibilidades que o mundo oferece.
– Coordenação Motora
Durante o processo de musicalização a criança usará o seu corpo, ou seja, se mexendo durante a música utilizada na atividade em sala. Dessa forma, por meio da diversão, a coordenação motora vai sendo desenvolvida.
– Desenvolvimento social
É dentro de sala de aula que a criança terá a companhia de outras e a do professor, instigando-a a se comunicar. Sem contar no senso de pertencimento, trabalho em equipe e cooperação que serão gerados.
A musicalização só pode ser feita na escola?
Não! Apesar de ser uma atividade feita em sala de aula e que tem ligação direta com o aprendizado, isso não quer dizer que ela não possa ser realizada em casa. A musicalização pode ser uma forma divertida de passar o tempo com o seu pequeno e ajudar no estimulo de todas as habilidades já citadas.